A importância do Regulador para o setor de seguros e transporte de cargas

Você sabe o que o regulador de sinistros faz? Qual a importância deste profissional para o setor de seguros e transporte de carga? Para falar sobre este tema, convidamos o diretor operacional da Way, Fábio Yassuda. Com formação em Comissário de Avarias, Fábio possui mais de 20 anos de atuação em atendimento e regulação de sinistros.

Qual a função de um regulador de sinistros? Qual a relação com as Seguradoras?

Sabe aquele momento que os segurados se veem sem saber o que fazer quando acontece um acidente, um roubo ou sinistro de qualquer outra natureza? É ai que entra o regulador de sinistros, que pode ser uma pessoa física, ou jurídica, indicada pela Seguradora responsável para fazer a vistoria dos bens sinistrados, além de ser responsável em fazer todo o levantamento dos prejuízos causados. Sempre dizemos que os reguladores são os olhos das Seguradoras. Assim que acionados, efetuam o resgate da carga com contratação de mãos de obra, veículo de transbordo, equipamentos pesados (se necessário) e resguardo total da carga.

O Brasil apresenta um crescente aumento nos índices de roubo, furto e desvio de carga, registrados no setor de transportes, principalmente no modal rodoviário. Como a regulação de sinistros pode auxiliar neste cenário?

Atuamos em um setor desafiador e fundamental para economia brasileira, por isso, cada dia mais as empresas envolvidas buscam soluções para minimizar os efeitos com perdas e danos que possam ocorrer durante a viagem. Um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística mostra que, em 2018, o prejuízo para o setor produtivo devido ao roubo de carga, com perda de cargas e de veículos de carga, chegou a mais de R$ 1,47 bilhão, causando um impacto econômico muito grande no setor. Para minimizar tais efeitos, quando o roubo ou acidente acontece, o regulador de sinistros coloca todo o seu conhecimento e esforço para mitigar ao máximo os prejuízos causados, atuando como um importante elo entre o segurador e o segurado, buscando dar ao procedimento um caráter consensual. E neste contexto, muitos são os papéis que desenvolvemos, como resgate da carga, acompanhamento de perícias, dar todo o suporte aos motoristas, atuar na fixação de responsabilidades legais, etc, sempre prezando pela prevenção e a redução dos prejuízos.

E como a Way está se saindo neste mercado?

Estamos muito otimistas e satisfeitos com o desempenho da nossa empresa. A Way tem agregado parcerias no mercado de seguros a cada dia, pois batalhamos muito para tornar realidade este sonho, trazendo para o mercado uma empresa que tem em sua essência a ideia de que é possível oferecer uma nova alternativa nos serviços de atendimento e regulação, extremamente competente e transparente na sua forma de trabalho. A regulação não se trata de algo simples, quer seja pela dinâmica necessária, quer seja ainda pela complexidade e diversidade de assuntos envolvidos. Por isso, a Way vem investindo forte em recursos tecnológicos e em uma equipe multidisciplinar que alcance além das especificidades técnicas dos produtos, com o conhecimento adequado para interpretar o contrato e as leis envolvidas durante o processo.

Quero agradecer pelo espaço e reforçar ao mercado de seguros e transportes que a Way está sempre à disposição para oferecer soluções personalizadas em regulação, de acordo com as necessidades de cada negócio.

Para saber mais sobre a Way acesse: https://wayreguladora.com.br/solucoes/

Adicionar Comentário