As lições que aprendemos com a pandemia

Toda a crise é capaz de gerar oportunidades e aprendizados. E essa pandemia fez com que pessoas e empresas se adequassem rapidamente a uma nova realidade, para apoiar da melhor maneira possível seus familiares, clientes, membros da equipe, parceiros e comunidade. Foi pensando nessa adaptação, que queremos compartilhar as lições que aprendemos com a pandemia até aqui, na esperança de que este post possa ajudar nossos leitores nesta transição.

Lições aprendidas no âmbito pessoal:

  • Devemos nos preocupar mais uns com os outros

Estamos aprendendo a ser mais solidários e gentis com o próximo, resgatando o espírito coletivo e o papel que temos na vida das outras pessoas. Todos os dias, vemos relatos de bons exemplos de solidariedade, colaboração e pequenos esforços de união entre as pessoas, principalmente com nossos idosos. A pandemia está levando a humanidade a redescobrir que existe mais unidade dentro das diferenças.

  • Devemos valorizar mais as pequenas coisas, os pequenos gestos

Por fazermos parte de um sistema pautado no consumismo já há muito tempo, fomos acostumados a viver em um padrão de vida baseado naquilo que alimenta o nosso ego. Isso fez com que esquecêssemos um pouco da simplicidade da vida, deixando de lado momentos valiosos, lugares simples, pessoas simples. Aqueles pequenos gestos ou pequenas atitudes também perderam o valor. Mas hoje, em tempos de distanciamento social, voltamos a sentir a importância que um abraço tem em nossas vidas, um gesto simples de carinho, um aperto de mão, um sorrido largo, agora escondido por trás de uma máscara. O Coronavírus nos mostrou que é na simplicidade que a vida se enfeita. 

  • Reaprendemos a conviver em família

A rotina do corre-corre, agora alterada, aumentou o tempo da presença uns com os outros e tudo ficou ainda mais intenso e desafiador.  Com milhões de pessoas confinadas dentro de suas casas, o real significado do laço familiar nunca foi tão forte. Todos nós fomos colocados à prova e estamos aprendendo a adotar um novo modelo de relacionamento, corrigindo nossos erros, perdoando falhas, potencializando os acertos, refazendo os laços ou deixando-os ainda mais fortes. E como é bom contar, nesses dias de tanta tensão, onde a solidão é sentida por muitos, com o aconchego de um ambiente familiar para receber aquele apoio emocional. Valorize sua família e seus amigos.

As lições que aprendemos com a pandemia. Como é bom contar, nesses dias de tanta tensão, onde a solidão sentida por muitos, com o aconchego de um ambiente familiar para dar aquele apoio emocional. Valorize sua família, seus amigos.
  • A nossa maior riqueza é a saúde

Muitas vezes, acabamos esquecendo esse elemento tão precioso em nossas vidas. Quantas vezes você deixou de praticar algo saudável por causa da correria do dia a dia? A pandemia nos mostrou que devemos cuidar da nossa saúde física e mental sempre. Ir ao médico regularmente, consumir alimentos saudáveis, dormir bem, são hábitos extremamente necessários para manter a nossa imunidade alta e manter longe esse inimigo invisível. Sem saúde não somos absolutamente nada.

Lições aprendidas no âmbito profissional:

  • O trabalho em home office já é realidade

Aprendemos que trabalhar de casa pode sim ser bastante producente para as empresas. Além de reduzir o estresse, contribui para a melhora da saúde física e psicológica da equipe, impactando positivamente na produtividade do trabalho. Um escritório literalmente ao lado, sem trânsito e filas, além de mais tempo com a família: assim funciona o trabalho remoto.  No futuro, as empresas que adotarem este formato, largarão na frente na competição por talentos.

Aprendemos que trabalhar de casa pode sim ser bastante producente para as empresas. Além de reduzir o estresse, contribui para a melhora da saúde física e psicológica da equipe, impactando positivamente na produtividade do trabalho. As lições que aprendemos com a pandemia.
  • Precisamos de uma reserva financeira

Infelizmente, muitas empresas estão tendo que demitir funcionários, ou até mesmo fechar seus negócios de anos, por falta de uma reserva emergencial. Esta medida, se bem planejada, pode ajudar a manter as contas em dia do negócio até a retomada das atividades, evitando dívidas, necessidade de recorrer a empréstimos e/ou cheque especial, e aliviando dores de cabeça futuras. Sabemos que nem sempre é fácil juntar dinheiro, mas o ideal é que essa reserva seja construída aos poucos, com pequenos depósitos todo mês, seja de parte do seu salário – se for pessoa física, ou de parte do que sobrar no final do mês do resultado do seu negócio – se for pessoa jurídica.

  • Clientes valorizam empresas que possuem um propósito maior do que o lucro

Em meio as dificuldades impostas pela pandemia, reflexões importantes e inúmeras ações positivas surgiram no mundo dos negócios, mostrando que as empresas estão mais conscientes sobre a importância da sua responsabilidade e da própria conexão com a sociedade. Podemos constatar que em uma situação tão dramática, muitas empresas estão buscando atuar de maneira mais humanizada e atenta ao impacto que têm no mundo. As que estão adotando esta postura, estão sendo mais aceitas pelos seus consumidores e ganhando maior destaque de suas marcas perante a concorrência. A população espera que as empresas sejam úteis na nova vida cotidiana, que sirvam de exemplo e guiem a mudança.

  • Motivação nas empresas é fundamental em tempo de crise

Nesta crise, estamos descobrimos formas inéditas e inovadoras de manter as equipes conectadas e produtivas, oferecendo ambientes mais humanizados, que levam a caminhos melhores no sentido de enfrentar o estresse que a crise causa. Aprendemos que é importante criar estímulos para que os colaboradores estejam envolvidos com os objetivos da empresa e possam elevar o nível de participação e comprometimento nas adversidades. Estimular novos comportamentos pode gerar novos negócios e novas oportunidades de crescimento, contribuindo para a melhoria no cenário da empresa.

As lições que aprendemos com a pandemia. Nesta crise, estamos descobrimos formas inéditas e inovadoras de manter as equipes conectadas e produtivas, oferecendo ambientes mais humanizados, que levam a caminhos melhores no sentido de enfrentar o estresse que a crise causa.
  • Tenha uma boa gestão de crise

Com o seu capital intelectual em home office, a empresa também precisa se preocupar com outras questões, como a gestão de crises, de incidentes e a comunicação com seu público-alvo. Diante da situação, os consumidores estão cobrando posicionamento e é fundamental que as marcas sejam fonte confiável de informações. Mas todo o cuidado é pouco nesse momento sensível, pois algumas mensagens podem ser mal interpretadas e podem prejudicar a imagem da sua empresa. Toda e qualquer decisão deve ser pautada no uso de dados e informações, para que os resultados sejam os mais benéficos possíveis. Treine as pessoas envolvidas na gestão de crise para garantir que elas estejam prontas a qualquer momento.

E você? A Way quer saber quais as lições que aprendeu com o novo Coronavírus até agora. Deixe seu comentário!

Adicionar Comentário