O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) divulgou dados em 2019, mostrando que o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de acidentes com vítimas fatais no Brasil.

Quando este hábito acontece ao volante de veículos pesados, como caminhões de carga, os resultados de “uma olhadinha nas notificações” representam grandes riscos para a segurança geral, pois os smartphones não estão restritos somente a fazer ou receber ligações, muitos caminhoneiros são flagrados navegando pelas redes sociais respondendo e/ou enviando mensagens de texto e de voz enquanto dirigem.

O Detran informa que qualquer que seja a motivação, o uso do celular deveria ser evitado, pois aumenta em cerca de 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito. O órgão alerta ainda que chamadas de voz podem fazer com que a capacidade de reflexo do motorista seja reduzida em até 37%, colocando em risco não só a própria vida como a de todos aqueles ao seu redor.

Vale lembrar que é permitido o uso de aplicativos de GPS ou similares, desde que o aparelho esteja obrigatoriamente fixado em um suporte localizado no para-brisa ou no painel do veículo. Qualquer outra situação, mesmo para o uso de aplicativos de localização, pode comprometer a atenção do motorista e, consequentemente, será passível de multa. O motorista que for flagrado falando ao celular ou mesmo manuseando o aparelho enquanto está no trânsito estará cometendo infração gravíssima. O valor da multa é de R$ 293,47, podendo aumentar  drasticamente este valor dependendo do risco gerado à segurança do trânsito, além de acarretar a perda de sete pontos na CNH.

Tolerância zero para celular ao volante: CCJ aprova punição maior em caso de homicídio

O uso de celular ou aparelho similar ao volante pode aumentar — de um terço à metade — a pena por homicídio culposo no trânsito. O endurecimento da punição passará a ser prevista no Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei 9.503, de 1997) segundo o Projeto de Lei do Senado (PLS) 435/2015, aprovado em decisão final pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em fevereiro deste ano.

De acordo com as informações divulgadas pela Agência Senado em fevereiro, a proposta de tolerância zero para o uso de celular ao volante foi apresentada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que alertou, em sua justificação, para as implicações negativas do uso massivo de celulares pelos motoristas sobre as condições de segurança no trânsito. Se não houver recurso para votação da proposta pelo Plenário do Senado, será enviada à Câmara dos Deputados.

Celular e volante não combinam! A Way compartilha esta ideia.