A Way Reguladora acaba de lançar para o mercado de seguro de transporte de cargas o app Web de Autovistoria WayTrack. A solução busca atender Seguradoras, empresas de Transportes e Embarcadores.

O aplicativo da Way permite que o cliente realize pelo celular a vistoria prévia da mercadoria ou do veículo, o que promete facilitar o processo de regulação sem perder a qualidade e confiabilidade das informações.

Para explicar como surgiu a ideia do aplicativo WayTrack, confira a seguir o depoimento realizado por Cátia Muller, diretora executiva e idealizadora da Way.

Os motivos que fizeram a Way desenvolver o app de autovistoria

A Way Reguladora é um projeto audacioso que já estava com seus primeiros passos bem desenhados: estrutura robusta de canais de comunicação, estrutura física confortável e bem posicionada, pessoas com potencial de entrega incrível, viagens para apresentação da empresa e prospecções, enfim, tudo planejado, ou, quase tudo.

Então a pandemia chegou duas semanas após o início de nossa operação, ocorrida no dia 1º de março. E diante do cenário de dificuldades que se construiu no mundo, uma nova realidade se apresentou para Way.

Em pouco tempo fomos obrigados a fechar temporariamente o nosso escritório e direcionar toda a operação para o modelo home office. Com isso, todo o plano de negócio realizado inicialmente precisou ser revisto e readequado.

Nesse processo, muitos desafios surgiram no caminho e perguntas importantes precisavam de respostas rápidas.

Tínhamos que pensar em como ficaria a nossa estrutura física que havia sido montada no detalhe, não seria mais usada nesse momento? As pessoas trabalhariam de casa? Como atuaríamos com o desafio de fazer gestão de demandas à distância?

Como será realizada a captação de novos clientes? Seria possível mostrar todo o potencial da empresa com viagens canceladas e sem a possibilidade encontros presenciais?

Foram essas as questões-chave que me fizeram respirar fundo e entender que a havia chegado o momento de pensar fora da caixa para manter o negócio vivo.

O novo Coronavírus já chegou impondo uma nova realidade à um planejamento de anos, pois já era muito esperado por mim esse momento de me tornar dona de meu próprio negócio e atuar na área que domino e que amo. Todas as estratégias iniciais, abordagens e processos para alavancar o negócio já tinham sido pensados e desenhados com muito cuidado.

Os novos desafios do setor e novo jeito de fazer regulação

O mercado de seguro de transporte, incluindo o nosso setor de regulação, fala muito em tecnologia, inovação e comunicação, mas na verdade, a grande maioria das empresas que fazem parte do segmento adota uma linha mais conservadora e acaba fazendo uso de métodos que já dominam, sem arriscar muito no que diz respeito à gestão de pessoas e contato com clientes. Nós estávamos também nesse jogo, não vou negar.

Mas é importante esclarecer para quem não conhece o negócio de regulação que o nosso produto principal é o atendimento de sinistros de veículos de carga.

Prestamos serviços para Seguradoras e seus clientes, isso engloba desde o resgate das mercadorias ocasionado por um acidente na estrada, até a regulação que envolve o levantamento dos prejuízos causados e definição do valor a ser indenizado pelo seguro.

Way lança app de autovistoria para o TRC

A essência dessa atividade está vinculada ao transporte e ao acompanhamento dos números do setor. E quando começamos a ver a evolução desse vírus, os números do setor caindo de forma agressiva, alcançando quase 50% de queda no volume de carga transportada, já sabíamos que o impacto em nosso negócio também era algo inevitável.

E como se não bastasse à crise que se instaurou no mercado, a decisão pela prática do isolamento social restringiu ainda mais a movimentação de pessoas – o que atingiu em cheio a principal receita da empresa.

O nosso trabalho está diretamente ligado à necessidade de deslocamento diário de reguladores até as regiões das ocorrências para realizar o levantamento dos dados dos sinistros, e com essas restrições de deslocamento, continuar com o atendimento de campo tornou-se um grande desafio para nós.

Desde então, colocamos todos os nossos esforços e experiência de mercado para achar soluções que auxiliassem na sobrevivência do negócio e que também pudessem oferecer aos nossos clientes seguradores uma solução diferenciada nesse momento. Precisávamos atender todas as demandas com máxima urgência, sem desrespeitar a orientação de distanciamento.

Também tínhamos que pensar nos reguladores e em como auxiliá-los a manter a atividade de forma segura.

Era hora de agir, pois o desafio estava posto.

O projeto WayTrack

Assim como para a maioria dos empreendedores, nossos primeiros 30 dias de pandemia foram consumidos por muitos questionamentos, dúvidas e incertezas. Foram dias e noites pensando nos impactos que nosso negócio teria, estudando formas de trabalhar nesse novo mundo.

Acompanhávamos os noticiários diários e não enxergávamos uma previsão de volta a normalidade, isso era preocupante para toda equipe.

Então chegamos à conclusão de que era preciso criar rapidamente um diferencial competitivo, perceptível e atrativo para os clientes e usuários da Way.

Começamos a idealizar o software de autovistoria WayTrack, o nosso Minimum Viable Product (MVP), que em bom português significa o Mínimo Produto Viável.

Quem trabalha com desenvolvimento de produtos sabe que várias ideias vão surgindo e nem todas são realmente funcionais. Por isso, procuramos desenvolver uma versão teste que tivesse a mesma capacidade de entrega do produto finalizado.

A partir daí, criamos nossa proposta de valor e selecionamos o público-alvo para os testes.

Realizado os testes, colhemos os feedbacks dos usuários sobre o app, interpretamos os dados, melhoramos a ferramenta por diversas vezes considerando a experiência do usuário e finalmente validamos o WayTrack para o mercado.

No meio de todo esse processo de desenvolvimento e pesquisa do produto, ampliamos nossa visão de utilização do software e já estamos trabalhando em novas soluções, pois queremos potencializar a ferramenta para atender áreas diferentes e diversificar o nosso negócio.

Os benefícios do app

Lançamos um produto inovador para o setor que atuamos, pois o próprio cliente poderá efetuar seus levantamentos dentro da plataforma.

Estruturamos o WayTrack para ser dinâmico e intuitivo, onde cada módulo oferece orientações importantes através de textos e imagens sobre a melhor forma de realizar os registros pelo celular.

A Way Reguladora acaba de lançar para o mercado de seguro de transporte de cargas o app Web de Autovistoria WayTrack. A solução busca atender Seguradoras, empresas de Transportes e Embarcadores.

O app vai levar mais agilidade e qualidade ao processo de vistoria, auxiliando os clientes a economizarem tempo e a evitarem deslocamentos nesse momento de isolamento social. Além disso, o app é web e não requer qualquer tipo de instalação.

Também foi desenvolvido para ser totalmente modular e atender as mais variadas necessidades dos negócios, podendo ser utilizado em regulações de pequeno ou médio porte.

É uma solução ágil e efetiva, com redução significativa de custos para o cliente.

Depois de todo o trabalho e os diversos desafios enfrentados até aqui, lançar o nosso app de autovistoria para o TRC nesse cenário tão adverso vem fortalecer ainda mais a nossa missão de ser uma empresa com alternativa diferenciada de regulação de sinistros para esse setor, com soluções especializadas. Com essa ação, sentimos que estamos horando também os nossos valores de inovação, sustentabilidade econômica e compromisso para com nossos clientes.

O app WayTrack é uma nova forma de fazer regulação.

Convidamos você a assistir o vídeo de lançamento do app a seguir: