A falha nos freios é uma das causas mecânicas mais comuns de acidentes envolvendo caminhões pesados. Por isso, são itens essenciais para manter o veículo e o condutor em segurança durante as viagens.

Uma vez adulterados, o sistema de freios pode reduzir drasticamente a capacidade de frenagem de ônibus e caminhões, por conta de suas dimensões e até mesmo do tipo de carga transportada.

Para evitar que este tipo de infração se torne algo fatal para quem dirige e para terceiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vem reforçando a fiscalização em 104 pontos do país, com foco na vistoria dos sistemas de freios de veículos pesados.

No mês de junho, em uma operação chamada Vulcano, a ação mobilizou em torno de 400 policiais rodoviários federais que fiscalizaram mais de 3.112 veículos pesados em algumas das principais BR’s do Brasil.

Fotos: Agência PRF

De acordo com dados divulgados pela Agência PRF, a operação tirou de circulação um total de 133 veículos de carga com indícios de adulteração nos sistemas de frenagem, que só foram liberados após regularização.

Durante as abordagens, 1.822 motoristas foram autuados e as infrações mais recorrentes foram as de conduzir o veículo com irregularidade no sistema de freios e o desrespeito à Lei do Descanso, que regula a quantidade de horas trabalhadas por motoristas profissionais.

Para contribuir com a segurança viária e a preservação da vida, a equipe Way vem reforçar que manter os freios em boas condições é fundamental para garantir a segurança na hora de parar o caminhão, principalmente em uma frenagem mais brusca.

Para isso, é preciso ficar atento a alguns itens:

Dica 01

O primeiro passo para melhorar seu sistema de frenagem, supondo que ele esteja em boas condições, é atualizar as lonas de freios. As lonas e tambores são componentes principais do sistemas de freios e, por isso, a revisão deve ser realizada com frequência. Desgastes podem ocasionar falhas em sua frenagem e o superaquecimento do sistema, que consequentemente se estenderá até mesmo aos pneus do caminhão;

Dica 02

Na hora de escolher os compostos dos materiais de fricção, pastilhas e discos, aposte em opções que ofereçam as melhores propriedades para um funcionamento mais eficiente, com maior resistência ao calor e baixa tendência a aquecimentos por frenagens bruscas;

Dica 03

Fique atento aos sinais do veículo. O desgaste das pastilhas, pinças, discos de freios ou mangueiras entupidas e vazamento de fluidos, podem ser identificados pelo motorista, que perceberá problemas como ruídos, vibrações ou pedal muito duro ou freio muito baixo. Em alguns casos o veículo tende a desviar para o lado;

Dica 04

Lembre-se de que o pedal e a alavanca do veículo são componentes que fazem parte do sistema de freio e devem ser utilizados de forma correta. A alavanca (conhecida também pelo freio de mão), só deve ser acionada quando o caminhão estiver estacionado.

Dica 05

Nunca trafegue desengatado e nem utilize o freio constantemente durante descidas. O ideal é usar o freio motor.

Dica 06

Não exceda o limite do peso previsto pela lei. Além da multa, você evita o excesso de desgaste das peças do seu caminhão.

Além dos itens acima, é importante salientar que os intervalos de manutenção ideais podem diferir de acordo com o ciclo de trabalho de cada caminhão.

Em caso de imprevistos ou acidentes durante a viagem de transporte, entre em contato com sua Seguradora ou diretamente com a Way pelo telefone PABX (51)3500-8978 (WhatsApp) 0800.878.7895 | 0800.591.1618.

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