Sistema consolidará informações de todo o país, que ajudarão na formulação de soluções para a redução do número de mortes no trânsito.

O Governo Federal irá disponibilizar a primeira base nacional de dados já desenvolvida sobre acidentes de trânsito no país. O sistema, chamado Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), está sendo implementado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

De acordo com o Ministério, o sistema centralizará informações como: número de ocorrências, de mortos e feridos, perfil das vítimas, condições das vias e dos veículos e as principais causas dos acidentes.

As estatísticas serão disponibilizadas a todos por meio de um painel on-line, com os principais indicadores de acompanhamento. Esta é uma funcionalidade prevista no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

“Por meio desses dados, será possível fazer um diagnóstico dos acidentes de trânsito no Brasil. Além de monitorar quais são os trechos de rodovias e vias urbanas mais críticos. A partir daí, adotar as medidas necessárias para prevenir a ocorrência de acidentes, minimizar a gravidade das lesões, diminuir o número de mortes. Enfim, garantir um trânsito mais seguro para todos”, declarou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

Dados

Até o momento, três estados já abasteceram o sistema com dados sobre acidentes de trânsito: São Paulo, que possui a maior frota de veículos do país, Roraima e Rondônia. Outros 11 estados, porém, estão em fase final para serem incluídos ao sistema, com previsão até junho de 2021. Gradativamente, o mapa será provido com informações de todas as unidades Federativas.

Fonte: Portal do Trânsito / Por Mariana Czerwonka