Saiba como funciona a regulação de sinistros

A equipe de regulação de sinistros da Way, atua no mercado como uma mediadora entre o segurador e o segurado, sendo a facilitadora dos trâmites da ocorrência de um evento de transporte de carga com risco de perdas. Atuamos sempre com intuito de reduzir o prejuízo e dar o melhor suporte durante esse momento delicado para o cliente.

Em todos os eventos, procuramos sempre manter o consenso entre as partes e manter a aplicação das condições de apólice. Sabemos que os clientes contratam um seguro, visando ter a garantia contra perdas derivadas de alguns riscos provenientes do transporte, e as Seguradoras por sua vez, precisam de uma avaliação das condições desses eventos de sinistros, de roubos e/ou avarias. É nessa correlação que entra a atividade prioritária do regulador, os levantamentos e o trabalho de apuração técnica.

O profissional que desenvolve essa atividade, é conhecido geralmente no mercado como Vistoriador ou Regulador de Sinistros. Aqui na Way, também chamamos de Comissário de Avarias.

O que a empresa precisa fazer em caso de sinistro de carga?

É muito importante que os responsáveis da empresa, façam contato com a sua Seguradora para informar o evento logo após a ocorrência do sinistro. A notificação deve ser feita na mesma hora, seja de madrugada, aos domingos ou feriados. Todas as empresas que trabalham no mercado de regulação de sinistros e seguros, atuam no formato de atendimento 24 horas, exatamente por entenderem que imprevistos não escolhem hora ou lugar.

Quando uma Seguradora parceira da Way, recebe uma notificação de sinistro, nossa equipe é acionada imediatamente para apoiar a operação, enviando um regulador de sinistro até o local informado. Chegando lá, oferecemos todo o suporte necessário aos envolvidos no acidente, dando início ao trabalho de inspeção e resgate da carga.

Regulação de sinistros de carga, vistoriadores.

Sempre quando ocorre um evento, a Seguradora é responsável por transmitir a empresa de regulação, o direcionamento que terá o suporte de atendimento, seguindo as informações da apólice do cliente, onde os limites já foram predefinidos e os valores determinados em contrato entre as partes. Essa é uma relação de extrema confiança e as empresas que praticam a atividade de regulação de sinistros são frequentemente auditadas, garantindo ao Segurador e ao Segurado um serviço condizente com as suas políticas e valores corporativos.

Ciente deste direcionamento, a equipe de regulação da Way inicia o trabalho de registro dos fatos por meio de fotografias, avaliação das mercadorias, das condições do evento, do recolhimento de documentos e elaboração de relatório detalhado, descrevendo todo o cenário. Além de reunir essas informações, o profissional também garante que nenhum fator externo altere as evidências para interferir na apuração do ocorrido.

Nossa equipe possui como tarefa principal, minimizar os prejuízos do sinistro. E para isso, contamos com o apoio da Polícia e também de empresas de vigilância, que geralmente são solicitados e/ou contratadas com intuito de evitar perdas com saques.

O que acontece com a carga após ser resgatada e retirada do local do acidente?

Após finalização do transbordo da carga (passagem de carga de um meio de transporte para outro), a equipe de regulação de sinistros da Way dá continuidade ao trabalho em local previamente acordado com o Segurado, para descarregamento e início de contabilização de danos e faltas.

Esse trabalho pode ocorrer no embarcador – se definido o retorno da carga, no destinatário que aguarda mercadoria, ou nas dependências do segurado – se definido que será efetuado uma triagem e avaliação antes de apresentar a carga. Esse é um momento decisivo para a determinação dos prejuízos, quando o regulador utiliza de suas habilidades de negociação para fazer o melhor aproveitamento da carga possível e finalizar sua apuração com menor prejuízo.

Qual o papel do Regulador de Sinistros na indenização do segurado?


Como citado anteriormente, a nossa equipe de regulação de sinistros atua como uma facilitadora entre o Segurado e a Seguradora, desenvolvendo importantes funções como:

  • Analisar o que causou o sinistro;
  • Analisar toda a documentação e solicitar o envio dos documentos faltantes;
  • Avaliar todos os fatos relacionados ao evento, com atenção a qualquer detalhe relevante para composição do cenário do ocorrido;
  • Fornecer um parecer técnico;
  • Mesmo que a decisão final sobre a cobertura do dano seja de alçada exclusiva da Seguradora, o regulador é quem oferece subsídios para esta tomada de decisão, respondendo questões como:
    • A carga está averbada?
    • O evento está de acordo com regras da apólice?
    • Alguma lei de trânsito foi violada?
    • O limite de peso e a velocidade foram respeitados?
    • Os documentos estão em dia?
    • A entrevista do motorista e a do assistente – se houver, seguem os fatos e acontecimentos?

E quando o sinistro ocorre por motivo de roubo ou furto, o que é feito?

Os procedimentos iniciais são os mesmos com relação à comunicação. É necessário acionar a Seguradora responsável na hora do ocorrido, e esta enviará um regulador de sinistros para prestar o atendimento.

A maior diferença que ocorre nos sinistros tem relação ao desaparecimento da carga. Este desaparecimento pode ser total ou parcial, ou seja, muitas vezes não há o que analisar e/ou coletar na pista. Em alguns casos também pode ocorrer a necessidade de abertura de inquérito investigativo pela polícia da região.

Importante salientar que, mesmo sem carga, a equipe de regulação permanece na busca por evidências no local, confrontando fatos com o condutor, com testemunhas e refazendo os locais percorridos para compreender o ocorrido. A Way atua com um trabalho investigativo, onde cada detalhe merece atenção.

Os procedimentos administrativos são realizados da mesma forma, com emissão de relatórios, coleta de documentos e parecer técnico. Além disso,  é solicitado uma série de documentos a Gerenciadora de Riscos do Segurado, como relatórios de monitoramento com posições, mensagens trocadas durante viagem, momento da percepção do roubo/furto – quando há contratação deste serviço na apólice, observando sempre o cumprimento das regras.

O agravante dessas ocorrências está na situação de não se ter mais a carga para negociar a entrega. Sendo assim, o prejuízo já está posto, salvo nos casos onde há o acompanhamento da investigação pelo regulador junto às autoridades, que pode vir a resultar em uma recuperação por meio da localização da mercadoria roubada/furtada.

Somente clientes com seguro de transportes podem utilizar os serviços de uma Reguladora de Sinistros?

Assim como a Way, muitas reguladoras também atendem transportadores sem vínculo com seguros. Por exemplo, em uma ocorrência que já foi identificado a falta de cobertura pela apólice, o transportador pode contratar uma reguladora para tomada de providências relacionadas ao resgate da carga, para apuração dos prejuízos e para atendimento de eventos de roubos. Essa contratação pode reduzir muito o impacto financeiro de um sinistro que não está amparado por uma apólice de seguro.

Além disso, os reguladores também podem prestar apoio em casos de suspeita de sinistros, para atuar em uma confirmação antes de gerar custos em apólice, para dar suporte na estrada frente aos problemas de falha mecânica do veículo, dentre outras ocasiões.

O fato é que a nossa equipe de regulação está sempre preparada tecnicamente para trabalhar com situações de crises e com momentos de adversidades, prestando suporte para vários tipos de problemas, que podem ocorrer durante uma viagem de um veículo transportador. Possuímos contatos espalhados de forma ampla e estratégica, com estrutura 24 horas para atender a todos os tipos de emergências.

O sinistro é a base do serviço de regulação e ninguém pode estar mais capacitado para assumir essas demandas indesejadas que uma reguladora.

Para finalizar, a equipe de regulação de sinistros da Way, vem reforçar aos transportadores, independente de se ter ou não um seguro contratado, a importância de possuir uma reguladora cadastrada em sua base de parceiros. Em caso de emergências, essa ação pode garantir uma redução considerável do impacto que um problema no roteiro das entregas de seus produtos pode causar na saúde financeira do seu negócio.

Para saber como a Way pode ajudar a sua empresa, entre em contato com nossa equipe comercial: contato@wayreguladora.com.br e comercial@wayreguladora.com.br ou pelos fones: PABX (51)3500-8978 (WHATSAPP) | 0800.878.7895 | 0800.591.1618

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